quarta-feira, 30 de julho de 2014

X ENCONTRO BRASILEIRO DE NATURISMO

(carta de Valdemir Rodrigues de Andrade)


Amigos naturistas, bom dia. 

O X EBN - Encontro Brasileiro de Naturismo foi simplesmente um marco, que marcou a história e a mente de quem esteve no evento. Devo reconhecer que a energia que fluiu de todos os participantes, de todas as partes do imenso Brasil e a troca respeitosa com a comunidade da Vila de Massarandupió, foi indescritível. 

Houve tempo para tudo. Reuniões da Diretoria, dos Conselhos, Plenária,  da equipe de apoio, das rodas de samba, das brincadeiras, das trilhas ecológicas, da belíssima e inesquecível chuva na praia, das entregas de reconhecimentos entre as associadas, certificações de áreas naturistas, afiliação de novos grupos, de abraços, de carinho entre as diversas culturas ali representadas, e muito amor uns pelos outros. 

Naturismo é isso! Fraternidade verdadeira, amplitude de ações, aceitação de si e do próximo, diferenças que não distanciam e muito pelo contrário; atraem! 

Foi inesquecível, educativo, inigualável. Estamos crescendo, não em números (apenas, mas também) e sim, e principalmente, na qualidade do conhecimento sobre o que é ser naturista. Pessoas que se importam com a comunidade local, com as carências da localidade onde se encontra, do recolhimento do lixo que o amigo deixa cair, da mão estendida em direção ao diferente, do sorriso grato pelo simples fato de alguém estar ali, bem pertinho da gente. 

Como é bom saber que isso existe, assim como a natureza que se renova a cada corte, que brota das destruições, que insiste em permanecer, assim é o naturista, homem e mulher que insiste em existir com toda a leveza do ser, sem cargas nenhumas de paradigmas ou definições existenciais, mas com uma forte e inesgotável disposição de mutação, de ser hoje diferente de ontem para se encaixar na natureza da vida, tal qual é a natureza, que nativa não tem ordem, nem separação por espécie, uma nascendo e crescendo à sobra da outra, se enroscando na forma da outra sem cismas, sem preconceitos, apenas acontecendo com a fluidez natural da vida harmônica do existir sem porquês, apenas sendo! 

Naturista é isto. Somos o que somos, e somamos aos que são, vivemos! Sem cobranças, sem contas, nem medos, nem desesperos, sem olhares de malícia, sem olhares curiosos, sem olhares maldosos, apenas sendo na vida uma partícula do todo, sem dívidas com o outro, já que fazemos a nossa parte e quando dá, até a do outro, para que o todo se beneficie e não apenas um, ou outro. 

Que comunidade linda estamos construindo. Que mundo maravilhoso estamos despertando. Obrigado a todos os naturistas! 

Destaco um trecho da matéria feita pelos jornalistas do site www.camacarifatosefotos.com.br/ que cobriram o evento, aos quais já parabenizo e convido a todos que leiam atentamente e admirem a visão de quem chega e vê o naturismo brasileiro!

"Mas, o resultado é que o X Encontro Brasileiro de Naturismo, deixou valores para quem realmente soube se desnudar (em todos os sentidos), sobretudo de conceitos pré-concebidos. E olhar ao seu redor, olhar para as pessoas que estiveram do seu lado durante três dias de convívio, encontrar o significado delas, alguns mesmo que, até ali apenas um estranho, e perceber que o ser humano mesmo com seus defeitos particulares consegue emanar suas virtudes sob o olhar aprovador da Natureza, para essa gente, não teve nem jamais terá medida que consiga medir." (Fonte: CFF/Milagros Diaz) 

Com admiração, respeito e gratidão. 

Valdemir Rodrigues de Andrade
Diretor de Divulgação da FBrN
Conselheiro Maior Região Centro-Oeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário