terça-feira, 30 de julho de 2013

NATURISMO E AS GUERRAS - parte I




No dia 21/07/13 foi divulgada na Folha de São Paulo a matéria de Ricardo Senra com o título “naturistas brigam entre si por direito à nudez pública” e junto com as fotos, logo abaixo do texto outro título “Guerra dos Pelados”. Esse assunto merece algumas reflexões que faço nas linhas a seguir.

Em primeiro lugar o repórter é praticamente recém formado pela Universidade do Rio de Janeiro em 2010 e não conhece nada de Naturismo, muito menos o que é uma nudez nas guerras. É bom saber diferenciar o que é uma guerra do que é uma diferença de opiniões. A nudez na guerra é vergonhosa, é triste, lamentavelmente destituída de qualquer valor, a foto acima mostra isso e muito mais se quisermos explorar esse assunto. A nudez natural possui outro significado e ela está exposta em contexto muito diferente, ela é harmonia, é pacífica, é saudável do ponto de vista médico e psicológico (tenho artigos em minhas mãos que provam isso).

Coloco a imagem “Social e Natural” para explicar algumas diferenças dos dois mundos:

NATURAL        SOCIAL

Às vezes sai alguém do mundo social e entra no mundo natural para realizar pesquisas, estudos acadêmicos como foi o caso de Luiz Fernando Rojo com a tese de doutorado “Vivendo Nu Paraíso” na área de Antropologia. Mas também existe aquele que sai do mundo natural para tentar mostrar ao outro lado que a simples nudez humana nada tem de agressiva, é uma percepção do corpo de forma diferente. Alguma coisa errada? Não. A questão é que um não sabe que outro existe, não consegue conceber a naturalidade do corpo. É nesse ponto que entra os conflitos e as divergências.

Tenho divulgado o Naturismo junto aos intelectuais da cidade onde moro nos encontros semanais, aproveito e faço convites para que venham conhecer o grupo o qual freqüento; nada será exigido nem mesmo que tirem as suas roupas. Nunca ninguém apareceu, minto, só um jovem. Mas é uma forma de abordagem, outros podem querer de modo diferente. Até Roberto Carlos com a sua música “Além do Horizonte” também quer uma vida livre quando diz:
“...bronzear o corpo todo sem censura, gozar a liberdade de uma vida sem frescura”. Só que ele quer além do horizonte e muitos querem viver o agora. Não vejo rupturas, nem motivos para conflitos. Têm pessoas que gostam de briguinhas de fundo de quintal e arranjam problemas onde não existe.

Um grupo quer ter o direito à nudez no parque, na cachoeira enfim, em lugares propícios ao banho de sol e sem molestar ninguém. Na Alemanha é assim e desconheço quaisquer conflitos de ordem moral ou mesmo com a polícia. A bem da verdade porque é cultural. Na reportagem citada a sexóloga e obstetra Carol Albrogini diz: “essas pessoas são exibicionistas. Os freqüentadores do parque não são obrigados a ver isso. Tem criança!” Como eu disse, é cultural, essa pessoa desconhece estudo realizado Robin Lewis e Lois Janda em 1988, estudo de Marilyn Story com 274 crianças de 3 a 5 anos e o resultado resumidamente foi:
- A nudez é benéfica para a família e a sociedade;
- Acabam se tornando adultos à vontade com seus corpos e com a sua sexualidade;
- Auto estima elevada;
- Menos obsessivos.

Uma pessoa nesse nível deveria ter mais cuidado ao falar de quem quer liberdade que são exibicionistas. Liberdade é algo que nascemos com ela e depois nos foi tirada fundamentada nos conceitos e preconceitos sociais. Os naturistas são pessoas que se apóiam nos valores de respeito e harmonia e tenta mostrar, às vezes com comportamentos equivocados, que a nudez tem mais dignidade do que muitos comportadinhos.

Particularmente não tenho interesse em ir para praça e tirar as roupas, nem que fosse permitido. No entanto, a nudez de qualquer pessoa não me atingiria em nada. Temos muito que aprender para conquistar maiores espaços, prefiro pelo lado cultural que falta até mesmo para indivíduos que fizeram faculdade, imaginem num país onde ainda o povo vai para ruas reivindicar educação.

A reportagem pode ter atingido o seu objetivo mercadológico, mas muito infeliz no seu conteúdo de mostrar a verdadeira face do Naturismo.

Evandro Telles
30/07/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário